segunda-feira, 13 de setembro de 2010

AUGUSTO DOS ANJOS






Augusto dos Anjos levou os escritores Marcelino Freire e Nicolas Behr ao cemitério Nossa Senhora do Carmo, em Leopoldina, na manhã de sábado, 11 de setembro. Emocionados, os ilustres visitantes não esconderam a euforia ao ver e tocar no túmulo daquele que consideram o poeta maior da literatura brasileira.



Ainda no caminho, Marcelino disse: "Os restos mortais vieram para este cemitério, mas a alma está em todo lugar".

Dali, desceram ladeira e seguiram para a casa onde Augusto morou. Idéias transbordando, palavras trocadas, eis que surgiram muitos planos: Festival de poemas, acessibilidade às obras do poeta maior, um filme e até uma fotografia no célebre sepulcro.




INCLASSIFICÁVEL
Augusto dos Anjos viveu no início do século XX e sua influência vem do cientificismo do século XIX. É um autor inclassificável, pois sua obra possui características de diversas escolas literárias e as transcende, deixando o leitor perplexo. Pode-se observar os aspectos sórdidos e vis da condição humana, uma sequência de imagens desoladas e principalmente o grotesco das contestações de que somos sozinhos.



Versos Íntimos

Vês?! NInguém assistiu ao formidável
Enterro de tua última quimera.
Somente a Ingratidão - esta pantera -
Foi tua companheira inseparável.

Acostuma-te à lama que te espera!
O Homem, que, nesta terra miserável,
Mora, entre feras, sente inevitável
Necessidade de também ser fera.

Toma um fósforo, acende teu cigarro!
O beijo, amigo, é a véspera do escarro,
A mão que afaga é a mesma que apedreja.

Se a alguém causa inda pena tua chaga
Apedreja essa mão vil que te afaga,
Escarra nessa boca que te beija!

(Pau d'Arco  1901)


LEOPOLDINA
É uma cidade brasileira do estado de Minas Gerais, localizada na zona da mata do mesmo. Possui aproximados 60 mil habitantes e guarda muitas histórias de Augusto dos Anjos.





FELICA

A visita a Leopoldina foi possível porque os escritores estavam participando do segundo Festival Literário de Cataguases - FELICA. Nas atividades oferecidas pelo evento houve um encontro com o escritor Carlos Brito e Melo que transmitiu seu conhecimento e experiência para os participantes, revelou os sentimentos e as condições as quais ficam expostas um escritor durante o ato da criação do texto.

Acima, registro fotográfico no Centro Cultural Humberto Mauro. Carlos Brito, Juliano Carvalho e Tarcísio Vória, após o encontro se divertem no memorial dedicado ao pai do cinema nacional.


13 DE SETEMBRO



Visita da minha mãe e irmã, festa supresa no trabalho, virei obra de arte. Amo tudo isso.





3 comentários:

  1. Parabéns pelo Blog e essa matéria excelente sobre Augusto dos Anjos!

    ResponderExcluir
  2. Pode me dizer onde esse cemitério fica situado? Não estou conseguindo localizar no Maps. É longe ou perto da casa onde Augusto viveu?

    ResponderExcluir
  3. No Maps diz que esse Cemitério Nossa Senhora do Carmo fica no centro de Betim e não em Leopoldina. Quero muito visitar o túmulo de Augusto, mas não acho as informações necessárias :(

    ResponderExcluir