sábado, 16 de agosto de 2008

A Magia do Teatro de Bonecos






O Gpto – Teatro de Bonecos, do Instituto Francisca de Souza Peixoto, de Cataguases apresentou-se no dia 19 de abril, na cidade de Brazópolis, no sul do estado de Minas. Os espetáculos selecionados para a mostra cultural foram A Banda e também O Menino Mutante.Auditório cheio. Aproximadas 250 pessoas rapidamente adentraram o teatro do antigo prédio, onde hoje funciona uma Escola Técnica; a maioria do público formado por crianças. “É a segunda vez que a cidade recebe um grupo de teatro de bonecos, sendo que a primeira foi há mais de sete anos. Depois surgiram os bonecões, que hoje participam do carnaval em Brazópolis , então as pessoas já possuem noção desse tipo de arte.”, diz entusiasmado Luiz Gustavo Noronha, produtor do evento, que conta com o patrocínio do BDMG e do Governo de Minas, por meio do Fundo Estadual de Cultura.Com a tradição dos bonecões no carnaval e a visita de grupos de teatro de bonecos, Luiz Gustavo visualiza para o futuro um festival envolvendo mais artistas. “A idéia é essa”, diz.
O Menino Mutante
Medo do escuro? Que nada. Após a agitada, colorida e descontraída apresentação da Banda Gpto, o fascínio do teatro de sombras agrada as crianças de imediato. A história é de um menino que vivencia a sensação de ser pedra, lagartixa, água e outras mutações, ele descobre na escola um lugar possível para mais transformações. O Menino Mutante é inspirado na obra de mesmo nome escrita por Mauro Sérgio Fernandes, escritor mineiro que teve seu contato com o Gpto na ocasião de uma visita ao Instituto. “Ele foi para participar do Encontro com o Escritor (evento promovido anualmente pelo IFSP), ao ver o espetáculo admirou-se e disse do desejo de ver a história virar uma película para o cinema, interpretada por meio teatro de sombra, por nós”, fala Adriano Cunha, coordenador do Gpto e criador da trilha sonora da obra para o teatro.Depois do espetáculo, o público pôde visitar os bastidores e conversar com a equipe que compõe o Gpto. A satisfação da criançada não podia ser outra. “É muito legal. Estou emocionado, eu quero aprender a fazer“, diz o garoto Renan Sandy Miele, de 14 anos
Caráter Multiplicador
Os benefícios que a arte traz a uma comunidade podem ser comprovados pela Escola Municipal Altino Pereira dos Santos, a 18 KM de Brazópolis. Lá os alunos já vivenciam a magia do teatro de bonecos.Devido à apresentação do Gpto, um grupo de dois educadores e 19 crianças, foram ao teatro conferir o trabalho dos artistas cataguasenses. “Os astros do show são feitos por meio da reciclagem e isso é muito interessante. Trabalho com os alunos a arte do teatro de bonecos, a idéia, história e produção e ver o processo foi fundamental para eles”, fala o bonequeiro José de Lourdes, também estudante de pedagogia, que desenvolve o trabalho de artes na escola.A professora Maria Auxiliadora de Sá completa: “É a primeira vez que essas crianças entram em uma sala como esse teatro. Com certeza eles agora irão enxergar a forma das coisas com mais atenção, também irão desenvolver a criatividade, criar textos e dar vida aos bonecos”.




Um comentário:

  1. Olha eu aqui de novo Renan Sandy Miele agora com 18 anos estou mt feliz de poder Relembrar isso Esse espetáculo foi mt fera vcs estão de parabéns e espero que tenha o grupo ainda !!

    ResponderExcluir