quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

VARETA


Vareta é o  nome do meu palhaço. Ele nasceu em dezembro de 2012 no Teatro dos Vicentinos, em Cataguases, onde o grupo Doutores Cura-Cura apresentou o espetáculo O Presente.



Antes porém da estreia nos palcos, foi necessário a observação e a construção desse palhaço. Quis um visual de clow, inspirados nos amigos Jujuba (Fernanda Godinho) e Jeripoca (Tarcísio Vória), também uma personalidade forte como o Goma ( Rafhael Novaes ) e a Pituka (Thara Gouvêa). E a mistura dos Doutores com outro grupo a Cia Gargalhada, rendeu um bom resultado, com aplausos e muito carinho ao novo palhaço.



Em seu primeiro trabalho profissional, Vareta interpretou o gênio da lâmpada. Contracenou com mais dois iniciantes, os palhaços Amendoin (Maycon Vilela) e Pudim (Ivaldo Neto), também com as experiêntes Solita (Talita Silva) e Biscuit (Roberta Rodrigues). Foi Roberta, aliás, que acreditou na força dessa palhaço, permitindo sua participação no teatro, ambas, Roberta e Talita, são as madrinhas do Vareta. Não posso deixar de expor aqui a segurança que Solita me deu no palco e toda a emoção do camarim antes e depois das cortinas.

Vale o registro da primeira enfermeira do Vareta, Camila Siqueira, secretaria do Instituto Francisca de Souza Peixoto, que soube muito bem encontrar a maquiagem adequada, ela também fez os primeiros registros fotográficos do novo palhaço, mais informações sobre essa peça no site www.chica.org.br

As fotos que ilustram este esboço de texto, no entanto, são de Juliana Junqueira.






Carnaval



A segunda aparição de Vareta foi no carnaval da pequena cidade de Tocantis, próximo a Ubá. Vareta seguiu com a Cia Toca, junto aos paçhaços Jujuba, Cadim (Vinícius Branquinho) e Jenuveva (Emerson Morais). Foram quatro horas de animação na avenida principal da cidade, com uma média de 300 crianças, além da excelente receptividade dos adultos. Nesta festa, o Vareta encontrou um grande amigo, um pandeiro meia lua, que não desgrudou da mão do palhaço. Dezenas de crianças queriam tirar fotografias com o Vareta, outras dançar e brincar por perto. Ãinda na viagem disse aos nobres colegas que se fizesse uma criança sorrir, me dava por satisfeito, mas vi várias e muitas crianças e adultos sorrirem, e isso fez o palhaço dançar e cantar muito mais.

Um comentário: