sábado, 20 de agosto de 2011

SÃO PAULO



Estive pela segunda vez em São Paulo. Agora com mais coragem e determinação, também porque o objetivo principal era a participação em um congresso sobre pessoas. São Paulo é linda, grandiosa, li em algum lugar o seguinte: "o caos se confunde com a beleza dos enfeites", e é isso a melhor definição dessa megalópole.



PRAÇA DA SÉ

Cénario político dos mais importantes. Palco das Diretas Já e tantas manifestações socioculturais. Possui o contraste da majestosa igreja, a Catedral de Nossa Senhora da Assunção ou simplesmente Sé, com a miséria dos mendigos que circulam ao seu redor. Ainda na praça, diversas esculturas de artistas consagrados; há a estátua do apóstulo Paulo e a pergunta instigante que ela faz.

O interior da igreja lembra um filme da idade moderna, as pessoas ficam quase imperceptíveis diante do tamanho da arquitetura. Para todos os lados há ma obra de arte e quanto mais alto, mais surpresas, oq ue nos faz ficar com a cabeça, boa parte do tempo, voltada para cima.

Da praça da Sé para o Museu da Língua Portuguesa.

LUZ


São Paulo tem muita arte, ainda nas imensas galerias do metrô um pianista faz seu show para todos. Há arte nas parades e nas telas de LCD espalhadas em grandes escalas até mesmo dentro dos trens. Ao chegar na estação já a primeira surpresa o maravilhoso e imponente prédio.


Dentro muita emoção. A língua é nossa identidade maior. Cultura explodindo em exposições interativas, muita tecnoogia, mas nada de exageros de aparelhos, um elevador cheio de vozes recebe os visitantes, palavras começam a surgir de todos os lugares. E história.


Dentre as atrações há um vídeo com narração principal de Fernanda Montenegro, é impressionante o poder da lingua mostrado nele. Frases, poemas ou simplesmente trechos de obras litérárias ilustram as paredes.


PINACOTECA

Em frente ao Museu da Língua Portuguesa fica a Pinacoteca do Estado de São Paulo. Um belo passeio pelos salões e corredores do prédio é capz de despertar as sensações mais diversas, obras de artistas consegrados, outras de novos talentos. Um enorme cavalo, feito com folhas de curtiça me chamou muita atenção.

Os jardins da Pinacoteca é alegre, cheio de música, de gente passeando, conversando... Há muitas outras obras de arte espalhadas pelos canteiros.



Bairro da Liberdade

O bairro em estilo oriental de São Paulo. Um banho de cultura pop oriental, afinal o consumismo é forte na rua principal do bairro, nem parecia tarde de domingo. No meio de tantos japoneses e chineses vi uma figura dos Gêmeos.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário