segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Ver e Fazer Filmes

A segunda edição do Festival Ver e Fazer Filmes, em Cataguases, proporciona para a população da cidade conhecer todo o processo de produção cinematográfica. Há meses o Instituto Cidade de Cataguases trabalha para difundir a idéia de que o cinema é para todos, em se tratando da terra em que Humberto Mauro, realizou grande parte de sua obra.

Diversos conhecimentos sobre a sétima arte são distribuidos, como as oficinas de Adaptação de obras literárias para cinema e a de Comunicação Colaborativa, (ambas contaram com a participação desse que vos escreve). O conhecimento proporcionado é usado por muitos na produção dos próprios filmes e por outros para projetos futuros e até mesmo para a vida profissional atual.


Este ano, o festival homenageia um escritor cataguasense, Luiz Ruffato, que documentou em seus textos histórias do povo de Cataguases nos anos 60 e 70. Os contos escolhidos para adaptação foram A Macha e Roupas no Varal, duas histórias que relatam a vida dos garotos da época e também das prostitutas.

Nomes fortes do cinema nacional estão na cidade, Copovilla, Bigode, Fiuza, Muniz... são alguns deles.

Ao lado, população espera o momento para fazer a figuração e enquanto isso observa o processo de gravação, ao fundo equipe trabalhando.





Na imagem os amigos Márcia do Vale, produtora executiva do curta A Mancha e Tarcísio Vória, ator do mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário