O Gpto – Teatro de Bonecos, do Instituto Francisca de Souza Peixoto, de Cataguases apresentou-se no dia 19 de abril, na cidade de Brazópolis, no sul do estado de Minas. Os espetáculos selecionados para a mostra cultural foram A Banda e também O Menino Mutante.Auditório cheio. Aproximadas 250 pessoas rapidamente adentraram o teatro do antigo prédio, onde hoje funciona uma Escola Técnica; a maioria do público formado por crianças. “É a segunda vez que a cidade recebe um grupo de teatro de bonecos, sendo que a primeira foi há mais de sete anos. Depois surgiram os bonecões, que hoje participam do carnaval em Brazópolis , então as pessoas já possuem noção desse tipo de arte.”, diz entusiasmado Luiz Gustavo Noronha, produtor do evento, que conta com o patrocínio do BDMG e do Governo de Minas, por meio do Fundo Estadual de Cultura.Com a tradição dos bonecões no carnaval e a visita de grupos de teatro de bonecos, Luiz Gustavo visualiza para o futuro um festival envolvendo mais artistas. “A idéia é essa”, diz.
O Menino Mutante
Medo do escuro? Que nada. Após a agitada, colorida e descontraída apresentação da Banda Gpto, o fascínio do teatro de sombras agrada as crianças de imediato. A história é de um menino que vivencia a sensação de ser pedra, lagartixa, água e outras mutações, ele descobre na escola um lugar possível para mais transformações. O Menino Mutante é inspirado na obra de mesmo nome escrita por Mauro Sérgio Fernandes, escritor mineiro que teve seu contato com o Gpto na ocasião de uma visita ao Instituto. “Ele foi para participar do Encontro com o Escritor (evento promovido anualmente pelo IFSP), ao ver o espetáculo admirou-se e disse do desejo de ver a história virar uma película para o cinema, interpretada por meio teatro de sombra, por nós”, fala Adriano Cunha, coordenador do Gpto e criador da trilha sonora da obra para o teatro.Depois do espetáculo, o público pôde visitar os bastidores e conversar com a equipe que compõe o Gpto. A satisfação da criançada não podia ser outra. “É muito legal. Estou emocionado, eu quero aprender a fazer“, diz o garoto Renan Sandy Miele, de 14 anos
Caráter Multiplicador
Os benefícios que a arte traz a uma comunidade podem ser comprovados pela Escola Municipal Altino Pereira dos Santos, a 18 KM de Brazópolis. Lá os alunos já vivenciam a magia do teatro de bonecos.Devido à apresentação do Gpto, um grupo de dois educadores e 19 crianças, foram ao teatro conferir o trabalho dos artistas cataguasenses. “Os astros do show são feitos por meio da reciclagem e isso é muito interessante. Trabalho com os alunos a arte do teatro de bonecos, a idéia, história e produção e ver o processo foi fundamental para eles”, fala o bonequeiro José de Lourdes, também estudante de pedagogia, que desenvolve o trabalho de artes na escola.A professora Maria Auxiliadora de Sá completa: “É a primeira vez que essas crianças entram em uma sala como esse teatro. Com certeza eles agora irão enxergar a forma das coisas com mais atenção, também irão desenvolver a criatividade, criar textos e dar vida aos bonecos”.
Olha eu aqui de novo Renan Sandy Miele agora com 18 anos estou mt feliz de poder Relembrar isso Esse espetáculo foi mt fera vcs estão de parabéns e espero que tenha o grupo ainda !!
ResponderExcluir