O carnaval do Rio de Janeiro é um espetáculo da diversidade cultural brasileira. Por toda cidade é possível perceber a manifestação popular. Há pessoas de diferentes origens, crenças e raças; todos se misturam. Do samba ao samba rock, do chorinho as marchinhas tradicionais, muita música, gente, cor, muito sol e muito calor. É a maior festa do mundo.
Na praia de Ipanema teve blocos tradicionais e também o Afroreggae (foto acima), o local é o palco para a moçada jovem e dos turistas. Praticamente todas as praias do Rio ficam cheias e animadas nos dias da folia, com atrações durante todo o dia.
Outro ponto importante é a avenida Rio Branco. " É a alma do carnaval carioca" define o ator Eduardo Dascar (cicerone do nosso blog no carnaval ). Realmente, esse circuito é o mais diversificado, há blocos típicos e de todos os tamanhos, pessoas fantasiadas, escolas de samba, mulatas, pobres, ricos e muitos cariocas.
A Lapa, bairro tradicional por sua boemia, fica próxima à avenida Rio Branco e também oferece espetáculos de alta qualidade, como o show de chorinho da foto abaixo.
A Escola Unidos da Tijuca foi a grande campeã do carnaval carioca. Levou para a avenida muita energia e criatividade. Na avenida Presidente Vargas é possível ver e sentir a emoção que balança as escolas de samba do Rio de Janeiro.
O carnval é alegre, quente e cheio de música e gente. " Desvendar esse mistério, é caso sério, quem se arrisca a procurar..."
Colaboradores Especiais
O ator Tarcísio Vória e a jornalista Márcia do Vale. Indicamos: Trilha Claúdio Coutinho na Praia Vermelha, Cachoeira das Almas na Floresta da Tijuca, Pedra do Sal no centro e praça Saens Peña no bairro da Tijuca.
MORRO DA URCA: TRILHA
Essa bonita e agradável caminhada leva ao ápice do Morro da Urca. Tem 40 minutos de duração, sempre com uma paisagem emocionante. É considerada uma subida leve, mesmo assim as descansadeiras no topo da pedra são um convite a mais para contemplar o centro do Rio de Janeiro, o bairro da Urca, as enseadas de Botafogo e Flamengo, Niterói e é claro, a imensidão de azul do mar e do céu.
O ator Eduardo Dascar foi nosso comandande nessa aventura. Ao lado de sua prima Mônica, um amigo dela, subimos e nos deliciamos ao calor do Rio. Abaixo, imagens da trilha.
Juliano, vi teu comentário em meu blog! Então, somos dois jornalistas dispostos a atual como voluntários no Haiti (rsss). Minha dica, inscreva-se em ONGs como a Cruz Vermelha. Eu fiz, mas não recebi retorno.
ResponderExcluirAbraço do LF